Lixo Virtual ou Patrocínios

Lixo Virtual ou Patrocínios

Publicado por:

Postado em 01/12/2016

Buscando uma solução para um problema encontrado em uma das máquinas que a Mixpc Informática prestava serviço de manutenção encontramos alguns artigos relacionados, dentre eles a maioria denominada “Lixo Virtual ou Patrocínios” e curiosamente em um desses post´s encontramos um comentário onde o leitor defende esse material da internet como algo a ser estudado no futuro por nossos filhos. Acho que ele não entendeu o que o autor quis dizer.

Já em um outro artigo com mesmo material foi chamado de “Patrocínios” por uma leitora, embora nomes diferentes estamos falando da mesma coisa que para nossa equipe denominamos de “PROBLEMA”.

Calma! Vamos explicar nosso ponto de vista, existe uma grande demanda de usuários com pouco conhecimento em navegação na internet, usamos essa expressão por observar nossos clientes na sua maioria, empresas com seus colaboradores experientes, com vasto conhecimento em informática, domina o sistema, sabem resolver qualquer problema em tela, até mesmo programadores.

Um sistema como esse não pode ser acessado por qualquer leigo, o usuário precisa de treinamento, conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, experiência em informática e mesmo assim o usuário que é capaz de ensinar como acessar esse sistema, mais pode não ter experiência para fazer uma simples pesquisa na internet.

Em geral os usuários de informática de pequenas empresas, sejam eles da recepção ou um programador ambos com nível avançado em informática se perdem ao se deparar com a falta de um leitor de PDF instalado no computador, é nesse momento em que os problemas começam a aparecer, observem essa sequencia de imagens, pois é muito comum esse erro entre os usuário que querem baixar um leitor de “PDF”, em nosso exemplo iremos baixar o “Foxit PDF Reader 8.0.2.805” de um site bem conhecido.

leitor-de-pdf-foxit

Essa sequencia de imagens mostram o processo para baixar e instalar um simples programa leitor de PDF no site especializado em hospedar programas gratuitos.

leitor-de-pdf-foxit2

Clicando no botão “adicionar extensão” você instala o campo de pesquisa da Yahoo e altera sua pagina inicial do google.

leitor-de-pdf-foxit4

Sua página inicial ficará com essa aparência.

leitor-de-pdf-foxit3

Só depois da instalação concluída que libera o executável do programa de PDF com o instalador da empresa do site de onde foi baixado.

leitor-de-pdf-foxit5

O instalador é secundário da empresa do site, essas 4 etapas estão cheia de lixos virtuais ou patrocínios como preferir.

leitor-de-pdf-foxit6

Nessa etapa o instalador oferece outro programa que está representado aqui como “Avast Free Antivirus”, mais pode ser qualquer um.

leitor-de-pdf-foxit7

Até aqui você ainda não chegou ao seu objetivo, só instalou o que não precisa e se observar bem, vai perceber que o instalador está baixando o programa solicitado do site original.

leitor-de-pdf-foxit8

Depois de executar essas 4 etapas e instalar um monte de porcarias é a vez de instalar seu programa de PDF, isso mesmo, você ainda não instalou o leitor de PDF e fechando essa janela, abrirá uma outra no navegador agradecendo por usar o instalador com mais uma isca, ou seja, isso vira um poço sem fundo e por isso vamos parando por aqui.

Boa Sorte!


Sobre o Autor


Adicione um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Olá, Clique em um de nossos representantes abaixo, entraremos em contato o mais breve possível.
Se preferir mande um e-mail: contato@mixpc.com.br

Fale conosco no WhatsApp