Golpistas tentam roubar informações de vendedores do Mercado Livre

Publicado por:

Postado em 16/02/2019

A prática do phishing (roubo de dados) já ocorre há muito tempo, porém os métodos atuais estão cada vez mais atualizados e perigosos.

Mesmo com os usuários sabendo da importância de uma boa senha e utilizando de forma correta, os cibercriminosos não desistem e investem em persuasão e usuários desatentos.

mixpc informática

Imagem ilustrativa de um ‘cracker’

O golpe foi identificado quando eu coloquei um produto à venda no Mercado Livre.

Pouco tempo depois, um e-mail em nome de “Rafaela Souza” foi enviado, dizendo que efetuou o pagamento.

MixPC Informática

Após isso, uma cadência com outros e-mails foi enviada, dizendo que a compra foi efetuada, solicitando o envio e dados sobre o envio.

Dizia também que o valor monetário da compra só seria liberado após a avaliação do comprador. Pediam o número de rastreio para acompanharem e terem certeza de que a vítima enviou o produto. Engenhoso, não?

Mixpc informática

Houveram também mais e-mails com o mesmo teor de mensagem, insistindo no golpe.

O problema é que ao conferir no próprio site do Mercado Livre, não houve nenhuma compra. Era um esquema ilícito para que eu enviasse o produto para o endereço que foi informado.

É um golpe que já teve registros de um ápice em 2017, algumas aparições em 2018 e aparentemente, voltaram com tudo em 2019. Eles simulam toda a identidade visual e linguagem dos e-mails de E-commerce e tentam enganar os vendedores das plataformas.
Veja o anuncio que causou todas essas tentativas de fraude https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178889039-iphone-7-plus-product-red-edico-limitada-_JM

Mas para te ajudar, fizemos também um guia. Nesse post, você aprende como identificar um e-mail falso. (Como identificar um e-mail perigoso ou falso?)


Sobre o Autor


Adicione um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, Clique em um de nossos representantes abaixo, entraremos em contato o mais breve possível.
Se preferir mande um e-mail: [email protected]

Fale no WhatsApp