Como identificar um e-mail perigoso ou falso?

Publicado por:

Postado em 16/02/2019

Já não é novidade que existem muitos espertinhos pela internet. Desde jovens querendo fazer brincadeira de mau gosto, até grupos de cibercriminosos tentando roubar seus dados.
Um dos canais principais (além de páginas infectadas) de ação desses criminosos, é o e-mail. Há diversas formas de roubo de dados por endereço de e-mails/links, e a cada dia aparecem novos métodos. Cada vez mais eficientes e perigosos.

E por esse motivo, estamos aqui para dar algumas dicas de segurança para o seu e-mail. São dicas simples, mas eficazes. Poderão te salvar de um e-mail malicioso.
Afinal, Como faço para identificar um e-mail falso?

1 – Analise a composição do e-mail
Geralmente este tipo de e-mail conta com alguns erros facilmente detectáveis. Sejam de Síntaxe, gramática ou no próprio nome da suposta empresa. Já que esses criminosos não possuem revisores ou bots corretores, esses deslizes podem passar com facilidade.

2 – Verifique se não é um e-mail genérico
Esse tipo de e-mail é disparado para uma grande base de contatos. Quase sempre  produzem um e-mail genérico para tentar enganar os usuários. Atualmente, as empresas utilizam um bom CRM e enviam e-mails ‘personalizados’, com seu nome e tema.

3 – Lembre-se dos lugares que você cadastrou seu endereço de e-mail
Não cadastrou o seu e-mail nesse site e está recebendo vários e-mails dele? Isso já é um ponto para se observar. Se o envio desses e-mails são importunos ou invasivos, já é um grande motivo para tomar cuidado.

4 – O domínio deve ter ligação com a empresa

Para quem não sabe, domínio é uma espécie de nome. Serve para identificar e memorizar a sua empresa na internet. Caso você receba um e-mail vindo do domínio @mixpc.com.br, você consegue identificar e até mesmo entrar no site oficial. Se você observar que o domínio é estranho e não corresponde ao site, ou se o remetente alega ser uma grande empresa e não possui um endereço válido, é melhor tomar cuidado.

5Não abra anexos sem análise prévia
Alguém bate na sua porta, você vai correndo para atender e não tem ninguém. Olha para baixo, há uma caixa estranha no chão sem nenhuma informação.
Se fosse um roteiro de filme de terror, certamente você abriria pela curiosidade. (mesmo sabendo que levaria um susto), mas nesse caso é diferente.

Abrir um arquivo malicioso pode ser muito prejudicial. Não baixe anexos que você não tenha ciência do que seja. Deve-se haver informação sobre do que se trata, identificar o formato e conhecer quem enviou.

Extra

Não esqueça de instalar um bom anti-vírus, manter o computador atualizado e caprichar na senha.


Sobre o Autor


Adicione um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, Clique em um de nossos representantes abaixo, entraremos em contato o mais breve possível.
Se preferir mande um e-mail: [email protected]

Fale no WhatsApp